Celulite é uma alteração do panículo adiposo, caracterizada por alterações no relevo da pele como, por exemplo, nódulos e depressões localizadas, sobretudo, em pernas e nádegas de mulheres. Acomete principalmente as mulheres pela influência dos hormônios femininos e também pela anatomia do tecido gorduroso, onde os lóbulos de gordura são maiores (vários adipócitos) e os septos fibrosos que os separam são verticais. Assim, facilitam a formação das depressões da celulite.
São muitos os fatores que determinam seu aparecimento, entre eles hereditariedade, alterações hormonais, uso de anticoncepcional, fatores metabólicos, estresse, alimentação, sedentarismo e insuficiência venosa.
O tratamento e prevenção da celulite incluem um programa multidisciplinar e individualizado, uma vez que temos diferentes graus e fatores que a desencadeiam.
Temos que fazer uma avaliação clínica, com fotos, medidas e bioimpedância para vermos qual a melhor opção de tratamento.
Loções e cremes auxiliam pouco no tratamento. As drenagens linfáticas manuais são de grande utilidade quando associadas aos outros métodos.
O ultrassom micro e macrofocado e bioestimuladores injetáveis poderão melhorar a qualidade da pele, diminuindo a flacidez e, consequentemente, melhorar o aspecto da celulite.
A diminuição da gordura localizada através do congelamento e de esvaziadores de gordura também pode ajudar no tratamento da celulite.
A radiofrequência é uma tecnologia que aquece todos os tecidos que têm água na sua composição, gerando calor no tecido subcutâneo, estimulando a produção de colágeno e mobilizando a gordura. Existem muitos tipos de radiofrequência ‒ as que têm vácuo e fazem como uma drenagem linfática seriam mais indicadas para os casos de celulite.
Em casos mais severos com presença de fibrose, a terapia de ondas acústicas, também conhecidas como ondas de choque, vão mobilizar a gordura, melhorar a microcirculação e romper as traves fibróticas entre os lóbulos de gordura.
Subcisão é uma técnica que remove eficazmente as depressões (furinhos) da celulite na área dos glúteos, melhorando as ondulações e irregularidades na região tratada. O tratamento é realizado com anestesia injetável no local onde, então, usamos uma agulha especial que vai romper os septos fibrosos entre os lóbulos de gordura e liberar a área deprimida da pele, melhorando o aspecto da celulite.
O procedimento é realizado no consultório e você pode voltar as suas atividades diárias, somente com restrições aos exercícios físicos.
Em qualquer uma das opções de tratamento, é fundamental a análise individualizada para a programação da associação de técnicas e tecnologias para o melhor resultado. Levar uma vida saudável com prática de exercícios, uma alimentação balanceada e ingestão de água auxilia a potencializar os resultados do tratamento.