Toxina Botulínica

DERMATOLOGIA ESTÉTICA

Toxina Botulínica

A toxina botulínica é produzida pela bactéria Clostridium botulinum e provoca relaxamento muscular por inibir a liberação da acetilcolina na placa neuromuscular (junção entre o músculo e o nervo). É um dos procedimentos mais realizados nos consultórios por dar resultados satisfatórios rapidamente, com poucos efeitos colaterais, permitindo ao paciente retornar imediatamente às suas atividades. Existem no mercado diversas marcas de toxina botulínica.

 

O que a toxina botulínica faz?

 

A substância relaxa os músculos e torna a expressão facial mais suave. As rugas de expressão ou dinâmicas (quando você faz cara de espanto ou de brava) surgem por movimentos repetitivos de contração dos músculos. Assim, levam à formação de linhas profundas na testa, ao redor dos olhos e no espaço entre as sobrancelhas. Essas marcas deixam a fisionomia cansada, triste ou com aparência de que a pessoa está brava.

 

O tratamento é simples, realizado no consultório, com anestesia local em creme. A toxina é aplicada diretamente no músculo responsável pela formação da ruga. A ação dela tem início após 48 horas do procedimento e o efeito máximo ocorre em até 15 dias. Depois de 90 dias, você já pode começar a voltar a ter movimento nos músculos tratados.

 

Indicação

 

A toxina tem indicação para as rugas da glabela (entre as sobrancelhas, são as rugas de severidade), fronte (rugas de espanto na testa), “pés de galinha” (no canto externo dos olhos), em torno dos lábios (código de barras) e pescoço.

 

O procedimento também melhora o contorno facial quando tratamos o platisma, músculo do pescoço que puxa a pele dessa região para baixo. Funciona para “levantar” as sobrancelhas quando tratamos os músculos da glabela, que são os músculos depressores. Nos casos de sulcos muito profundos, é preciso complementar o tratamento com substâncias preenchedoras. Para bruxismo e hipertrofia do músculo masseter, também temos excelentes resultados.

 

E não é só na parte estética que a toxina botulínica é eficaz. Para quem sofre de hiperidrose (suor excessivo), a toxina pode ser usada nas glândulas sudoríparas das axilas, das mãos e pés, com melhora de 100 %. A manutenção, em geral, é feita anualmente.

Entre em Contato

Conosco


    Open chat
    Podemos te ajudar?