Hiperidrose

DERMATOLOGIA CLÍNICA

Hiperidrose

A hiperidrose é uma doença caracterizada pelo suor excessivo, que ocorre mesmo quando não está calor. Envolve as glândulas sudoríparas écrinas e excede as necessidades fisiológicas.

 

Causas da hiperidrose

 

São duas possíveis causas. A primária, quando não há uma causa definida, mas está, geralmente, relacionada com fatores emocionais.

 

Já a secundária pode estar associada à obesidade, menopausa, tuberculose, drogas (antidepressivos), distúrbios endocrinológicos (hipoglicemia, hipertireoidismo) e condições neurológicas.

 

A hiperidrose emocional (primária) normalmente ocorre na região palmoplantar e, às vezes, na fronte. A axilar pode estar relacionada às emoções ou a fatores térmicos. Além disso, pode ser observada na virilha e no couro cabeludo. Na região plantar e axilar, a umidade pode favorecer o crescimento de bactérias, causando um odor ruim chamado bromohidrose.

 

A hiperidrose pode causar grandes problemas psicossociais como, por exemplo, constrangimentos por estar com a camisa molhada, passar uma certa insegurança ou denotar ansiedade ao apertar a mão suada, assim como levar a mudança de profissão em pessoas que tocam instrumentos musicais, como violão.

 

Tratamento

 

Existem muitas opções para tratamento, no entanto poucas têm sido efetivas na prática.

 

Entre elas estão:

 

  • Uso tópico com antiperspirantes: cloreto de alumínio, ácido tânico, solução de formaldeído e anticolinérgicos tópicos;
  • Tratamento sistêmico com tranquilizantes, anticolinérgicos como oxibutinina;
  • Iontoforese para hiperidrose palmoplantar é uma técnica não invasiva;
  • Toxina botulínica tem excelentes resultados na região axilar, com uma durabilidade de 6 a 10 meses. A aplicação é feita com anestesia tópica em creme, sendo bem tolerada. Na região palmar e plantar o procedimento é mais doloroso e a durabilidade menor, em torno de 5 meses;
  • Cirurgia Simpatectomia;
  • Liposucção (excisão das glândulas sudoríparas).

Entre em Contato

Conosco


    Open chat
    Podemos te ajudar?