Dermatite seborreica

Dermatite seborreica

O que é?

A dermatite seborreica (caspa) é uma inflamação crônica na pele que se caracteriza, principalmente, por prurido (coceira), vermelhidão, descamação no couro cabeludo, sobrancelhas, orelhas e nos cantos do nariz. Evolui por surtos de melhora e piora dos sintomas.

Qual a causa a dermatite seborreica?

Não é totalmente conhecida, mas existem casos familiares (genética), agentes externos como, por exemplo, baixa temperatura, álcool, estresse, alergias e alguns medicamentos que podem desencadear a doença. Além disso, o estresse é o fator principal para o aparecimento da caspa, pois aumenta o cortisol e favorece a inflamação da pele.

Nas pessoas portadoras de dermatite seborreica nós encontramos uma maior concentração de um fungo, Pityrosporum Ovale, que habitualmente vive na nossa pele e, por algumas condições, pode provocar a dermatite seborreica (seborreia). Nos recém-nascidos, ela aparece sob a forma de crosta láctea no couro cabeludo e desaparece logo após o nascimento. Entretanto, no adulto, além da face e couro cabeludo, pode acometer a virilha, axila e pré esternal (peito). Ela não é contagiosa.

Sintomas e sinais

Oleosidade no couro cabeludo e na pele, escamas brancas ou amareladas, vermelhidão da pele e coceira.

O diagnóstico da Dermatite seborreica é clínico, feito por um dermatologista.

Tratamento da Dermatite seborreica

Em geral pode haver um controle da doença, mas não uma cura definitiva.

De acordo com a gravidade das lesões, podemos usar loções com cetoconazol, ácido salicílico, corticoides e imunomoduladores.

Além disso, lavagens diárias com shampoos contendo ácido salicílico, alcatrão, selênio, antifúngicos e corticoides são de extrema importância.