Eflúvio Telógeno

Eflúvio Telógeno

Eflúvio telógeno é uma queda de cabelo difusa que ocorre sem alterações na estrutura do fio. Em geral, começa 3 meses após o problema desencadeante.

Queda de cabelo no eflúvio telogeno é uma mudança no ciclo capilar que provoca aumento dos fios de cabelo na fase de queda.

O cabelo passa por um ciclo de nascimento, crescimento, repouso e queda, e assim vai se repetindo. O fio de cabelo cresce, em média, 4 anos; depois passa para a fase de repouso, que dura entre 3 a 5 meses. Então cai e volta a nascer.

Portanto, em uma pessoa que está tudo normal, sem problemas de queda de cabelo, 85% dos fios estão na fase de crescimento e 15% na fase de queda ou repouso. Nós temos em média 100 mil fios de cabelos, por isso a média de queda que é considerada normal é de 50 a 100 fios por dia.

Quais as possíveis causas de queda de cabelo por Eflúvio telógeno?

• Hipotireoidismo ou hipertireoidismo (alteração da tireoide);
  • Anemia;
  • Pós-parto;
  • Alterações nos hormônios femininos;
  • Cirurgias em geral (bariátrica e outras);
  • Emocional (estresse);
  • Desnutrição;
  • Regimes drásticos com emagrecimento em curto tempo;
  • Doenças infecciosas (COVID 19, dengue, pneumonia);
  • Drogas (alguns medicamentos).

Como tratar?

Devemos, sobretudo, tentar encontrar a causa o mais rápido possível e corrigi-la. Os resultados do tratamento demoram para aparecer, pois o fio de cabelo cresce 1 cm por mês em média. Em geral, tratamos com aminoácidos, vitaminas, LED (laser baixa frequência), MMP (microinfusão de medicamentos na pele), microagulhamento, dermapen ou infiltrações com corticoides.