Acne

Acne

Acne é uma doença de pele extremamente comum. Estima-se que acometa 85% dos adolescentes e 20% dos adultos jovens, podendo persistir na vida adulta em até 10% dos casos. Afeta o folículo pilossebáceo (canal no qual temos o pelo e a glândula sebácea) e se caracteriza por cravos (comedões), pápulas, pontos com pus (pústulas), cistos e cicatrizes.
Começa na puberdade induzida pelo início da produção dos hormônios masculinos (andrógenos) e femininos (estrógenos).

Assim, as glândulas sebáceas começam a funcionar e deixam a pele mais oleosa. O sebo que é produzido pode entupir os canais de saída para a pele, levando à formação dos cravos e, posteriormente, algumas bactérias podem infectar esse local e criar pontos de pus.

Além disso, a acne pode piorar diante de situações de estresse, período menstrual, ao ingerir certos medicamentos como, por exemplo, corticoides, vitaminas do complexo B, exposição excessiva ao sol, contato com substâncias oleosas e pelo hábito de mexer nas lesões.

A acne pode ser classificada em graus de acordo com a inflamação. As lesões aparecem mais frequentemente na face, costas, ombros e peito.

O ideal é que a acne seja tratada o mais precocemente possível. O controle das lesões é indicado não só por razões estéticas, mas também para preservar a saúde da pele.

De acordo com o grau de comprometimento, é indicado um tipo de tratamento com medicamentos tópicos e ou sistêmicos.

• Quando predominam comedões (cravos) é feita a higienização da pele com sabonetes e uso de gel, creme de retinoide ou alfa hidroxiácidos;
  • No caso de comedões e papulopústulas, são utilizados sabonetes, peróxido de benzoila, adapaleno, retinoide, ácido azeláico, antibiótico tópico e ou sistêmico;
  • Já se houver comedões, papulopústulas e lesões nodulocísticas, todos os medicamentos anteriores são indicados, bem como a isotretinoína oral.

Além disso, podemos associar tratamentos com Laser ND:Yag, Luz pulsada, LED, Microagulhamento, Laser Fracionado não Ablativo.