Foliculite

Foliculite

Foliculite é uma infecção superficial que se inicia nos folículos pilosos, local em que temos o pelo. Geralmente é causada por uma infecção bacteriana, sobretudo por estafilococos que são bactérias presentes na nossa pele.

Como reconhecer a foliculite?

A foliculite se caracteriza por bolinhas avermelhadas ou com pus, em formato de pequenas espinhas, em torno de um ou mais folículos. Pode ser:

• Superficial: afeta apenas a parte superior do folículo piloso. As bolinhas avermelhadas podem ser com ou sem pus, a pele pode ficar inflamada, com coceira e sensibilidade na região;

• Profunda: quando afeta todo o folículo piloso, resultando em grandes áreas avermelhadas, lesões elevadas com pus amarelado, pele sensível e dolorida.

A foliculite pode ocorrer em qualquer pessoa, mas é mais suscetível em pessoas com doenças relacionadas à imunidade, como diabetes; que apresentam acne ou dermatite; fazem uso de medicamentos como corticoides ou antibióticos a longo prazo; e que estão acima do peso.

Além disso, alguns fatores podem contribuir para a piora da foliculite, como, por exemplo, excesso de oleosidade, calor local, roupas apertadas, depilação e suor intenso.

Na fase aguda, a foliculite pode ser tratada com o uso de cremes de antibiótico, às vezes via oral de acordo com a gravidade do caso.

Para prevenir, pode ser feita fazer depilação a laser, usar roupas mais largas e de algodão.