Miliária ou brotoeja

Miliária ou brotoeja

Brotoeja é o nome popular da miliária, uma dermatite inflamatória causada pela obstrução mecânica que impede a eliminação de suor das glândulas sudoríparas. Ocorre mais em bebês e crianças, mas também pode surgir em adultos.

O que causa a brotoeja?

O calor excessivo, roupas e agasalhos, febre, ambientes úmidos e quentes. Surge, em geral, no tronco, pescoço, axila e dobras da pele sob a forma de pequenas bolinhas de água (vesículas).

Podemos ter três tipos de miliária, de acordo com a área em que ocorre o comprometimento da glândula sudorípara: miliária cristalina, rubra e pustulosa.

A miliária cristalina se caracteriza por vesículas (bolinhas de água), sem sinais inflamatórios e sem sintomas, pois a obstrução da glândula sudorípara é bem superficial.

Podemos ter a miliária rubra que, além das vesículas, tem sinais inflamatórios e pápulas avermelhadas. Assim como a miliária pustulosa, na qual, provavelmente, ocorreu uma infecção bacteriana. A brotoeja pode causar coceira (prurido).

Na maioria dos casos, a brotoeja desaparece sozinha, quando o calor e a umidade diminuem ou o paciente fica em ambientes mais frescos e ventilados.

O tipo de tratamento leva em consideração as características das lesões, a parte do corpo em que apareceram e a idade do paciente. Em crianças, por exemplo, a sudorese é favorecida pelo uso excessivo de roupas. Nesse caso, medidas para refrescar a pele e evitar a transpiração anormal podem ser úteis.

É importante tomar cuidado com o uso excessivo de sabonetes (que podem obstruir os poros), utilizar hidratantes secativos, roupas leves e claras.

Para prevenir o surgimento das brotoejas, é necessário evitar muita roupa, sobretudo nos dias quentes; manter o ambiente fresco e arejado; e dar preferência para roupas de algodão ou fibra natural. Além disso, se houver propensão às lesões, evitar atividades que aumentem a transpiração.