Olheiras são alterações na cor e no relevo na área abaixo dos olhos. Não existe uma única causa, é uma associação de fatores que acaba provocando as olheiras como, por exemplo, vasos, pigmentos, tipo de pele, anatomia dos olhos (olhos muito fundos) e flacidez.
Existem diversos tipos de olheiras. É muito importante o diagnóstico correto para escolher o melhor tratamento.
Olheiras por pigmentação vascular ocorre em pessoas com a pele fina, que por transparência há a visualização dos vasos, deixando a região mais escura. Neste tipo de olheira, está indicado laser para tratamento dos vasos. Em média de 4 a 6 sessões, com intervalo mensal.
Outro tipo de olheira é a que combina o componente vascular e do pigmento melanina. Nesse caso é indicado laser Q-Switched para tratamento do pigmento dos vasos, os peelings podem ser associados e a radiofrequência microagulhada de ouro também está indicada.
Em pessoas jovens, as olheiras podem ocorrer devido à anatomia da região infrapalpebral. Apresenta os olhos afundados e côncavos, resultando em uma área mais escura. Nesse caso, podemos fazer o preenchimento com ácido hialurônico para dar estrutura na região malar (abaixo da pálpebra inferior), suavizando assim esse aspecto de olho fundo. Não é necessário fazer o preenchimento na região da olheira propriamente dita.
As bolsas na região infrapalpebral podem ser corrigidas através do preenchimento com ácido hialurônico, reposicionando as estruturas ao redor. O ultrassom microfocado associado com a radiofrequência tem excelente resultado.
Vai depender dos fatores envolvidos.
Os cremes só vão melhorar a qualidade da pele, mas não conseguem eliminar as olheiras. Usamos cremes com vitamina K, vitamina C, ácido tranexâmico, ácido tioglicólico, hidratantes e corretivos.